Inovação Pelo Mundo

O que é o brooder?

Somos uma Fábrica de Negócios que desenvolve ideias, valida oportunidades e conecta pessoas por meio da inovação. Temos um programa de aceleração de empresas com o propósito de impulsionar empreendedores e startups para uma nova fase de crescimento. Acompanhe nossa jornada nos seguindo nas nossas redes: Instagram: nobrooder, Facebook: Hubbrooder, LinkedIn: brooder

O que é inovar?

Inovar é gerar valor de forma diferente e melhor, que seja mais eficiente, ou que melhora de forma considerável a conveniência, facilidade ou a satisfação das pessoas. Inovar não é apenas tecnologia, inteligência artificial, machine learning ou startups.

Essas são algumas formas e meios para a inovação acontecer, porém, o que conta é como você melhora a experiência do seu público, sejam eles empresas ou pessoas.

Por que inovar?

A inovação sempre esteve presente no mundo. Caso não estivesse, não viveríamos em sociedade do jeito que vivemos hoje. Inovar está muito ligado a desenvolver e melhorar as nossas vidas e também à sobrevivência.

No caso de empresas, depende muito dos objetivos e do ponto de vista dos líderes em relação ao futuro do negócio. No mundo VUCA (volatility = volátil, uncertainty = incerto, complexity = complexo, ambuguity = ambíguo) em que vivemos hoje a dinâmica do seu mercado pode mudar rápido demais para a sua empresa conseguir acompanhar.

Podemos tomar como exemplo o impacto de grandes empresas de tecnologia nos mercados de mobilidade urbana, alimentação, entretenimento e comércio, que aconteceram nos últimos dois anos.

Ou seja, depende se a intenção é que o seu negócio seja o pivô dessa transformação ou se ele será maleável o suficiente para se adaptar rapidamente, caso a mudança seja oriunda de players externos.

Como a única certeza que temos é a da mudança, é muito válido despertarmos o nosso mindset para essas possibilidades e estarmos sempre preparados.

Como inovar?

Sempre vai depender da estratégia. Mas já não é de hoje que existem opções validadas que empresas utilizam para inovar.

Inovação aberta

Esta prática consiste em uma empresa ou corporação abrir seus desafios para o mercado em busca de equipes, ideias, startups e projetos que possam contribuir para a solução. A inovação aberta costuma ser uma estratégia macro e bastante abrangente.

Relacionamento com Startups – Corporate Venture Capital

Muitas empresas têm programas de relacionamento com startups. Mas veja bem, se relacionar com uma startup por si só não vai gerar resultados. É fundamental que o objetivo esteja claro e que as expectativas sejam muito bem alinhadas.

Investir em uma startup ou acoplar o seu time dentro do seu escritório pode ser uma ação para resolver vários desafios. Alguns deles são:

  • Desenvolver pesquisas em novos produtos de forma mais rápida que um departamento de P&D;
  • Entrada em novos mercados de atuação;
  • Estratégia de lançamento de novos produtos conjunta com a startup;
  • Aumento no volume de negócios com os clientes atuais;
  • Acesso a inteligência de mercado e novas tecnologias;
  • Transformação digital e de cultura da organização;

Essas estratégias de relacionamento com Startups se chamam Corporate Venture Capital, aonde a empresa vai dedicar recursos para que o objetivo do programa seja cumprido e vai existir a presença de um stakeholder externo, que pode ser uma startup.

Intraempreendedorismo

Olhar para dentro também deve fazer parte da sua estratégia de inovação. Além da revolução em modelos de negócios, as startups também popularizaram uma transformação cultural no mundo corporativo com o seu jeito de trabalhar.

Talvez a sua empresa não tenha uma startup em seu programa, mas é fundamental dar liberdade aos colaboradores para abraçarem essa cultura e suas metodologias e poderem testar diferentes modelos para resolver os desafios do negócio.

E porque não alocar pessoas na criação de novos negócios? Um novo projeto, produto, serviço ou uma nova empresa podem surgir na tentativa de solucionar um problema. A sua empresa deve olhar com muita atenção e entender como essa oportunidade pode se desenvolver e virar mais uma fonte de receitas para a organização.

A inovação é de quem faz… negócios

No final do dia o que importa é o que você faz e como você faz. As iniciativas de inovação devem ser construídas de forma ética, justa e com valores claros para todos os participantes.

Não obstante, é importante ter sempre em mente que os novos projetos não deixam de ser novos negócios e devem ser tratados como tal, tendo a sua fase de ideias estressada e validada, a fase de testes bem feita e um bom planejamento como referência. Daí para frente, trata-se de um novo negócio, que precisa de gente e gestão para ficar de pé.

Parceiros para inovar

Incubadoras e Aceleradoras

Seu negócio pode se aproximar de uma Incubadora ou Aceleradora. Essas casas geralmente atuam na orientação do empreendedor para criar a sua empresa, lançar o seu produto, fazer as primeiras vendas e começar a aumentar a carteira de clientes da startup.

Acompanhando os projetos qualificados em incubação e aceleração, a sua empresa terá a oportunidade de entender a essência e o propósito de cada projeto desde o início e entender se o mesmo se aplica a algum de seus desafios.

LABs

Algumas empresas montam os seus próprios laboratórios de inovação. Este ambiente pode ser tanto a porta de entrada para novos projetos no portfólio do seu negócio, quanto um espaço para o desenvolvimento de novas soluções em parcerias com empreendedores e outras corporações.

Por vezes, os LABs focam mais em produtos e soluções e atuam dentro da estrutura da organização mãe. Mas também existem LABs financiados por um grupo de organizações e gerenciados por consultorias de inovação. Os formatos são diversos.

Mentoria

Se a estrutura de aceleradoras, incubadoras e LABs não fizer sentido para a sua empresa, não descarte a possibilidade de ter mentores colaborando com suas áreas de negócio.

Mentores vão ajudar a sua liderança a ponderar decisões estratégicas com visões de mundo e experiência profissional/empreendedora complementares.

Curta e siga nossas redes sociais

Cadastre-se no nosso site, siga a gente no instagram, no facebook e no LinkedIn e fique por dentro dos nossos projetos. Para nós, todo dia é dia de fazer negócio. Vamos construir o futuro juntos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: